Notícias
Debates da Nova Central de Minas Gerais fortalecem a entidade e apontam alternativas de luta
Ocorreu no dia 23 de setembro de 2015, quarta-feira, o II Módulo do Ciclo de Debates em Educação Sindical da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Minas Gerais. Com a presença do Diretor Aparecido Correa e do Presidente Paulo Tadeu Azevedo, deste Sindicato, o evento teve como coordenador o diretor nacional de Formação Sindical e Qualificação Profissional da Nova Central, Sebastião Soares.
O ciclo de debates, cujo terceiro módulo será realizado no próximo dia 28 de outubro, tem como tema “Ações Sindicais em Tempos de Crises”, e envolve dirigentes de sindicatos e federações filiadas à NCSTMG. A base do II módulo foi colocar em pauta as principais questões que afetam a classe trabalhadora e as entidades sindicais, demandando respostas e ações concretas e objetivas por parte das direções sindicais. O objetivo é qualificar a central para as suas lutas cotidianas, além de fortalecer a unidade interna mediante a identificação de problemas e alternativas comuns a todas as entidades sindicais que integram a entidade em Minas Gerais.
Segundo a diretora de formação sindical da NCSTMG, Silmônica Tocafundo, que também coordena o Ciclo de Debates, é preciso conhecer a realidade atual para saber realizar a luta adequada. “Os debates, com a visão e as experiências de dirigentes sindicais, servem para apontar para a Nova Central o que precisamos fazer no estado para cumprir a nossa missão com eficiência, respondendo os desafios com ações qualificadas”.
Neste segundo módulo, os debates, cuja promoção ficou a cargo da NCSTMG, com apoio e suporte da diretoria nacional, envolveram as federações filiadas em mesa especial que debateu o tema “Desafios e ameaças à organização sindical dos trabalhadores”. Participaram da mesa presidentes e diretores, entre estes, José Paulino Neto, da Federação dos Rodoviários; Reinaldo Ferreira Cabral, pela Federação dos Urbanitários; Alfredo Brandão, pela Federação dos Bancários; Silmônica Tocafundo, da Federação de Beneficentes e Filantrópicos; Edilson Maia Filho, pela Federação dos Químicos; Ismael Honório Bispo, pela Federação de Papel e Papelão; Marilene Aparecida Guilherme, representando a Federação do Vestuário; Luiz Fernando Peixoto, Federação de Trabalhadores Culturais; e Hely Aires, pela FESEMPRE.
O painel com as federações foi uma dinâmica inovadora e totalmente positiva, pois permitiu a livre expressão de várias categorias profissionais do âmbito da representação da NCSTMG, com diagnóstico profundo da realidade destas entidades e das suas bases, apontando os desafios a serem assumidos.
Na parte da tarde ocorreu a palestra, “A crise brasileira e as tarefas do movimento sindical de trabalhadores”, proferida pelo sociólogo e presidente do Instituto Sérgio Miranda, Ronald Rocha, que apresentou uma análise da realidade brasileira, destacando a situação do governo Dilma, emparedado pelas forças econômicas, e as alternativas do movimento sindical, que não deve ficar atrelado a partidos ou governos, mas desenvolver lutas em defesa dos direitos e conquistas, com a determinação de que não se aceitará nenhum direito a menos.
A última mesa de debates teve como palestrante a consultora e docente em Psicodrama Organizacional, Regina Moreira, com o tema “Participação Política e Social da Mulher Trabalhadora”. Ela apontou a necessidade urgente e imediata do movimento sindical romper com o machismo ainda predominante nas entidades sindicais e assegurar maior participação das mulheres em sindicatos, federações, confederações e centrais, destacando, também, os avanços conquistados pela luta das mulheres. Todas as palestras suscitaram intervenções dos participantes, com dezenas de perguntas que enriqueceram os debates.
Ausente deste segundo módulo em função de jornada até Aparecida do Norte, o presidente da NCSTMG, Antônio Miranda, manifestou o seu entusiasmo e satisfação com o resultado do evento, cumprimentando todos os presentes. Sebastião Soares, diretor nacional de formação sindical, idealizador e coordenador do Ciclo de Debates em Educação Sindical, destacou a importância desta atividade no sentido de possibilitar a construção coletiva de conhecimento com vistas a melhorar as práticas sindicais da NCSTMG e aumentar a unidade e coesão da sua diretoria e das entidades filiadas.
“Estamos plenamente satisfeitos com os debates e a integração que alcançamos. Há que se destacar a adesão, que superou o número de vagas, e a dedicação da equipe funcional da NCSTMG com alto grau de profissionalismo e comprometimento. Cumpre, desde já, colocar em prática as recomendações aprovadas e que as entidades filiadas, sindicatos e federações, apliquem nas suas bases a continuidade desta experiência, tornando a formação sindical prioridade estratégica e fundamental nas suas práticas sindicais”, concluiu Sebastião Soares.
Em caso de dúvidas, lembre-se de entrar em contato diretamente com o sindicato, através dos números (32) 3215-6763 e (32) 3215-6951 ou dos e-mails secretaria@sttrjf.com e diretoria@sttrjf.com
Trabalhadores unidos é sindicato forte!
PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS, CLIQUE AQUI
Fotos: Daise Soares
Obs.: Para ler a notícia original, clique sobre o link acima, onde está escrito Fonte: Nova Central